5 razões que podem explicar sua fome excessiva

1. Pirâmide Alimentar

Todas nós conhecemos a pirâmide alimentar, e ela indica os melhores e principais alimentos para nosso organismo e nossa saúde na quantidade correta. Se você está fazendo alguma dieta baseada em um só nutriente, ou algo do tipo, você acaba por perder outros ingredientes que são necessários para seu corpo, e consequentemente para sua saúde, por exemplo, se você corta carboidratos da sua alimentação seu corpo e sua saúde sentirão falta e isso causa desequilíbrio alimentar, o que pode resultar na fome crônica, ou você pode ter sido orientada para “evitar alimentos ricos em amido”, mas seu corpo ainda precisa de combustível, você não deve evitar o pão por completo, alguns tipos ​​contêm grande quantidade de fibras que pode te deixar saciada por mais tempo, fazendo com que perca a fome.

Análise a pirâmide e é importante conversar com seu médio e seu nutricionista sobre a quantidade necessária de cada tipo de alimento para sua saúde e sua saciedade.

2. Desequilíbrio Hormonal

Lembrando que o fato anterior também pode acarretar no desequilíbrio hormonal!

Anormalidades e alterações em nossos hormônios aumentam nossas necessidades nutricionais, e nós mulheres, sofremos mais com esse fator! Essas alterações provocam mais fome, fazendo com que nosso desejo por comer se torne mais frequente. É necessário acompanhamento médico e exames de rotina para controle dos hormônios e prevenir que esta seja a causa da fome excessiva.

3. Muito tempo livre

Para aquelas que estão desempregadas, não trabalham ou trabalham em períodos flexíveis ou curtos, pode ser que isso cause um certo tédio, e para preencher esse espaço uma das “soluções” pode ser a fome, e então se torna “normal” se ocupar com a comida.

Nossa dica é que tente manter o controle de suas atividades quando não se tem nada para fazer, tente se saciar de uma outra maneira se entretendo com outros objetivos, pode ser algum hobby. Se não pratica nenhum esporte ou exercício físico, esses momentos de tédio são os ideias, e com certeza ajudarão mais ainda em nossa saúde.

4. Tristeza

A mudança no apetite (perda ou aumento) também pode ser sintoma de uma possível depressão. Mas calma, não estamos querendo dizer que você pode estar depressiva, você pode apenas estar usando a comida para lidar com problemas mais profundo, não necessariamente depressão, mas pode ser uma tristeza momentânea, estresse momentâneo ou cotidiano, magoa, trabalho acumulado, ou qualquer momento que não seja agradável… e então você descobriu que a comida (e as piores delas!) podem te acalmar!

Nossa dica é que você tente observar seus sentimentos e estado de espírito quando esta prestes a atacar algo para comer sem que seja o horário e momento correto para isso, para que você mesma possa reconhecer e tentar manter o auto controle. E pode ficar repetitivo ou clichê, mas aposte nos exercícios físicos nesses momentos, eles combatem todo tipo de tristeza e estresse, e consequentemente te faz ter outra alternativa sem ser a comida.

5. Comida por toda parte

Se você esta cercado por comida, ou seja, se vai no supermercado e compra guloseimas e várias outras besteiras que ficarão em sua dispensa e geladeira dando sopa, e então você pensa que tem que dar um fim naquilo, e pensa isso em qualquer hora e momento de seus dias. É claro que com esses habitos você não vai deixar de sentir fome, alias, pode não ser fome e sim vontade/desejo, já que você estará cercada por alimentos dos quais você gosta e sacia sua vontade no mesmo instante.

Dica preciosa é deixar de comprar alimentos que não sejam saudáveis, assim, se você não tem em casa, você não vai comer, certo? E então não precisa sabotar sua alimentação saudável e vida fitness, rs.

6. Café da Manhã

O café da manhã é a refeição mais preciosa do dia! Isso porque é a primeira trefeição do seu dia que fornece ao seu corpo um impulso de energia, que ficará em seu metabolismo  nas próximas horas, e isso pode eliminar as fomes e vontades aleatórias de comer durante o dia.

O café da manhã é a melhor hora para consumir carboidratos saudáveis em uma refeição muito bem servida, por isso, não o ignore, tenha certeza de que é isso que pode estar te causando fome durante o dia todo.

Ah! Mas lembre, não adianta também apenas se encher de besteira porque é a principal refeição do dia e te ajudará a ganhar energia e se sentir saciado o resto do dia, isso só acontecerá se suas refeições forem equilibradas – vide razão 1 sobre a pirâmide alimentar 😉

17/09/2014 - por We Pick

Você está sempre com fome? Anda comendo mais do que o normal? Tem vontade de comer em menos de horas desde a última refeição? Se sente ansiosa por comida?

Esses sintomas, infelizmente, não são raridade… mas saiba que há motivos para o excesso de fome! Tanto desejo por comida e a fome em menos de horas após a última refeição não pode ser tratada de maneira natural, devemos saber que a fome excessiva e frequente, além do ganho de peso, também pode trazer riscos para a saúde.

Para te ajudar a entender as razões das quais você pode estar vivendo os sintomas citados acima, vamos te contar motivos/razões que podem aumentar nossa foma durante os dias. Confira agora em nossa galeria!

2 comentários

  1. Paula Marques disse:

    Olá,
    Gostei muito do post.
    Realmente quando estou com problemas, desconto na alimentação.
    Vou ficar mais atenta daqui pra frente.
    Obrigada pelas dicas!
    Um Beijo ;-*
    Paula

  2. Nilza disse:

    Sinto mais fome pela manhã e se eu ficar muito tempo sem comer passo mal

Deixe seu Comentário