De Audrey Hepburn à Grace Kelly, relembre figurinos vestidos por figuras icônicas do passado
Para quem gosta de moda e beleza, a inspiração pode vir de fontes inusitadas: uma obra de arte, um livro ou um filme antigo.
Com a chegada do fim de semana, reunimos uma lista com filmes clássicos que merecem o play por motivos além do roteiro. Spoiler: prepare-se para se encantar com figurinos, makes e penteados de tirar o fôlego.
Cinderela em Paris, 1957
Com figurinos assinados por Hubert de Givenchy — amigo próximo de Audrey Hepburn e seu par oficial quando o assunto era vesti-la —, o filme traduz todo o glamour da alta-costura parisiense dos anos 50.
Se, no enredo, a protagonista não tinha grande interesse por moda, bastam alguns vestidos deslumbrantes para entendermos por que ela acaba se rendendo a esse universo.
Onde assistir: Prime Video; Apple TV
Cleópatra, 1963
Com cerca de 65 trajes diferentes apenas para Elizabeth Taylor, a obra reúne looks luxuosos assinados por Irene Sharaff. Ao imaginar o guarda-roupa da rainha mais famosa do Egito, a stylist apostou em bordados, tecidos dourados e acessórios extravagantes.
Onde assistir: Disney+
Os Homens Preferem as Loiras, 1953
Com Marilyn Monroe no papel principal, sensualidade e glamour são palavras de ordem. O musical eternizou a icônica cena de Diamonds Are a Girl’s Best Friend, em que a atriz surge deslumbrante em um vestido rosa — recriado e reinterpretado incontáveis vezes ao longo das décadas. Com a ajuda de William Travilla para criar o figurino, a atriz se consolidou, de vez, como um símbolo absoluto de sedução.
Onde assistir: Disney+
…E O Vento Levou, 1939
Um clássico de Hollywood, o filme também se destaca pelo figurino grandioso, com mais de 5.500 trajes criados por Walter Plunkett. Como um verdadeiro exemplo de como as roupas contam histórias, as peças usadas pela protagonista Scarlett O’Hara refletem sua jornada antes e depois da Guerra Civil Americana: ao longo das quatro horas, é possível observar a personagem abandonar seus vestidos volumosos em tons claros e escolher opções mais sóbrias e sofisticadas. O vestido verde de veludo, feito com cortinas, segue, até hoje, como um dos mais marcantes da história do cinema.
Onde assistir: Max; Prime Video; Apple TV
Alta Sociedade, 1956
O último filme de Grace Kelly antes de se tornar princesa de Mônaco traz figurinos assinados por Helen Rose, a mesma estilista por trás de seu inesquecível vestido de noiva. Na tela, o luxo se faz presente em cada detalhe — dos elegantes trajes casuais aos deslumbrantes vestidos de festa.