Chances de cura de câncer de mama são maiores nos estágios iniciais, conta Dra. Debora Maranhão
Outubro é o mês de conscientização contra o câncer de mama — o mais comum em todo o mundo. No Brasil, a doença representa um em cada três casos de câncer em mulheres, e o aumento dos números é impressionante.
Apesar disso, há uma notícia tranquilizante: quando o câncer de mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significantemente maiores, podendo superar 95%. Além disso, nessa fase, há menor necessidade de cirurgias e tratamentos subsequentes, como quimio e radioterapia.
É por isso que a Sociedade Brasileira de Mastologia indica que, a partir dos 40 anos, todas as mulheres realizem a mamografia anualmente, independentemente dos sintomas. Só assim é possível detectar as lesões antes que sejam palpáveis.
Se você se sente insegura em relação à radiação emitida pelo exame, é hora de abandonar este medo: estudos comprovam que seriam necessárias cinco mil mamografias para um pequeno aumento no risco de câncer de mama. Isso não é nada quando consideramos que sua realização pode reduzir de 15 a 30% a mortalidade pela doença.
Neste Outubro Rosa, e em todos os outros meses do ano, cuide-se e cuide de quem você ama!