Nesta quinta-feira, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data foi criada em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus com o objetivo de incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica ou contemporânea.
Para entrar no clima da celebração, o We Pick selecionou cinco museus que são incríveis – e que valem entrar na sua lista para visitar!
Museu do Louvre
Não temos como começar essa lista sem falar dele, o Museu do Louvre . Inaugurado em 1793, ele é até hoje um dos mais famosos e visitados do mundo todo. Localizado em Paris, na França, ele recebe pinturas, esculturas, antiguidades orientais, gregas romanas, egípcias, entre muitos outros. São 35 mil obras expostas, incluindo Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; Vênus de Milo; Jangada da Medusa; Código de Hamurabi e outros clássicos.
Museu Metropolitano de Arte
Também já muito conhecido, o Metropolitan, que já foi o segundo museu mais visitado do mundo em 2012, é também conhecido como MET – Museu Metropolitano de Arte. Localizado em Nova York, ele abriga uma grande galeria de pinturas europeias do século 18 e 19 de artistas famosos como Rembrandt, Van Gogh, Monet e Cézanne.
Tate Modern
O Tate Modern foi fundado em 2000 em Londres e já se tornou um dos principais museus de arte contemporânea do mundo. Para os amantes da arte moderna, ele é incrível – e está localizado em uma usina termelétrica desativada do distrito de Bankside. Outro ponto muito bacana é que a sua entrada é gratuita e, a cada ano, ele tem um aumento significativo do número de visitantes.
Museu Nacional da China
Inaugurado em 1959, o Museu Nacional da China fica em Pequim e já recebeu o título de museu mais visitado do mundo. Ele conta a história da cultura chinesa e as antigas dinastias em um acervo de mais de um milhão de itens – entre objetos de bronze, porcelana, artefatos de jade e inúmeras ilustrações.
Museus do Vaticano
Não há como encerrar essa lista sem citar os Museus do Vaticano, que é considerado um dos maiores e mais ricos do mundo. Van Gogh, Matisse e Giotto di Bondone tem obras expostas lá. O local, na verdade, é um conjunto de pequenos museus reunidos dentro dos aposentos dos Papas.