Neste começo do ano, tivemos várias premiações ao redor do mundo. Entre Oscars e Brit Awards, você já pensou quem são os responsáveis por desenvolver as tão sonhadas estatuetas que os artistas premiados levam para casa?
Pois bem, descobrimos o segredo dos prêmios BRIT de 2017 projetadas pela falecida arquiduque Zaha Hadid. O projeto consiste em uma família de 5 troféus inter-relacionados assumem a forma de figuras femininas abstratas, representando a diversidade. Após a morte de Hadid, o projeto foi realizado por Maha Kutay, Diretora de Design de Zaha Hadid, e Niamh Byrne, da BRIT Awards, que seguiu a visão do falecido arquiteto.
“Zaha estava realmente animada para fazer isso. Sua visão era, sendo um arquiteta, focalizar nossos esforços mais no elemento 3D, porque a estátua tinha sido usada previamente como uma lona para que os artistas pintem sobre nos últimos anos, “explica Maha Kutay sobre o projeto. “O design expressa nosso otimismo inabalável para o futuro e uma ruptura com a norma. O maior desafio era criar algo novo dentro de certas diretrizes, mas conseguindo um resultado reconhecível para o público “.
Um grande fã de música, Hadid tinha citado uma série de artistas, incluindo Drake, Bryan Ferry, The Beatles, Sam Smith e Adele entre seus favoritos em uma entrevista com Desert Island Discos pouco antes de ela falecer. Em 2015, ela se associou com Pharrell Williams para colaborar em um projeto para um par de treinadores. Na época, Williams disse: “Sou um grande fã da Zaha. Eu diria que ela é uma das mais talentosas arquitetas do nosso tempo e da história, na minha opinião”.
“Estamos muito satisfeitos com as estátuas”, disse o presidente do prêmio Brit Awards, Jason Iley. “Como Zaha, elas são inovadoras e originais. e foram bem além de nossas expectativas para criar algo especial que irá progredir o prêmio no futuro.”
Os designers anteriores das estatuetas BRIT Awards incluíram os artistas Damien Hirst e Sir Peter Blake. Dê play no vídeo e veja mais curiosidades!
Fonte: Urdesing