Quais exercícios podem ser substituídos pela musculação? A resposta é que depende. Nenhum exercício substitui o outro, tudo depende o objetivo do treino! Se você não gosta de treinar musculação por ser um treino menos dinâmico, é possível substituir por um treino de funcional ou cross training, ou na rua mesmo, como pedal ou corrida. Qualquer exercício bem prescrito e bem executado será benéfico.
Nós, particularmente, achamos a musculação essencial, pois é uma modalidade completa e segura por ter a técnica do movimento como prioridade, evitando lesões. A musculação te propõe uma boa qualidade de vida, cria músculos fortes (o que é diferente de volume de músculo), e protege seus ossos, ligamentos e articulações. Além disso, te ajuda a manter a saúde em dia! A estética é uma consequência quando bem executado — o resultado é visível.
Seja qual for o seu exercício físico, pense como um investimento a longo prazo: por uma vida com menos dor, menos remédio, sem diabetes, sem lesões ou inflamações. Mas antes de sair treinando, procure alguém altamente qualificado! Ao invés de ajudar, o exercício pode gerar um grande problema se não for bem orientado de acordo com as suas necessidades.
Texto por Isabela Rodrigues da Cruz