7 destaques da Art Basel em Miami

09/12/2021 - por We Pick

Após um hiato em decorrência da pandemia de Covid-19, uma das grandes feiras de arte e design, a Art Basel, voltou a acontecer de forma presencial em Miami, nos Estados Unidos, nos últimos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Sempre com o foco em valorizar artistas de todo o mundo, o evento é conhecido como um dos principais propagadores de novidades das artes latino-americanas. Nesta edição, o line-up foi formado com 253 galerias representando 26 países – entre eles o Brasil, com 14 nomes. As obras expostas vão do clássico até peças modernas de vozes emergentes da atualidade.

Entre os brasileiros, a feira contou com artistas como Alê Jordão, a galeria Simões de Assis, Luciana Brito Galeria, a Gentil Carioca, Bergamin & Gomide, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Nara Roesler, e Central Galeria. Alguns desses expositores receberam o apoio do projeto Latitude, parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Abaixo, confira os principais destaques elencados por especialistas, críticos e, claro, o público!

1. Alê Jordão

O artista paulistano Alê Jordão apresentou sua coleção Free Hands na Pinta Art Miami – cinco tapeçarias-radiografias em preto e branco, produzidas com uso de técnica tufada e produzidas em nylon com acabamento manual persa. Com muita personalidade e intimidade, as obras têm como referência e inspiração uma série de fraturas do próprio artista em quedas de skate.

2. Rubell Collection

Entre os destaques, a Rubell Collection é um acervo privado de peças incríveis e de tirar o fôlego assinadas por artistas plásticos como Jean-Michel Basquiat, Cecily Brown, Keith Haring, Rashid Johnson, Hayv Kahraman, Jeff Koons, entre outros.

3. Projeto Meridians

O projeto Meridians também integra a programação do evento apresentando uma curadoria de Magalí Arriola, diretora do Museu Tamayo, na Cidade do México.

4. Alagoas – The Brazilian Artisanal Soul

Já a exposição Alagoas – The Brazilian Artisanal Soul apresentou o trabalho desenvolvido por artesãos e mestres alagoanos no resgate da arte ancestral nacional – a curadoria deste projeto foi assinada pelo artista e pesquisador Rodrigo Ambrosio e pelo galerista Marco Aurélio Pulchério.

5. The Dior Medallion Chair

Relacionando o design ao universo da moda, The Dior Medallion Chair uniu 17 artistas plásticos convidados a interpretarem o famoso e emblemático modelo de cadeira estilo Luís XV, que Monsieur Dior adorava usar em desfiles para acomodar seus convidados.

6. Yellow is the New Blue

Já Tiffany & Co. estreou ‘Yellow is the New Blue’ em sua Boutique da Miami Design District com ativações centradas no filme da campanha “About Love”, protagonizado por Beyoncé e JAY-Z.

7. Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent apresentou uma parceria com o artista japonês, baseado em Nova York, Sho Shibuya. Suas obras – da série ‘Sunrise from Small World’ – foram exibidas em espaço temporário ao ar livre na 17th Street, na Beachfront, como o mais recente acontecimento de arte do projeto Saint Laurent Rive Droite Ephemeral Gallery.

Pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeo e trabalhos digitais estão disponíveis no setor principal da feira. Para dar uma olhada mesmo à distância, a plataforma Aorist uniu os ambientes digitais e físicos em um programa cultural com uma série de exposições, instalações e experiências imersivas.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário