O tempo está voando, o mês de maio já chegou e com ele o dia de celebrar e agradecer aquelas mais carinhosas, cuidadosas e, claro, complexas: as mães. Tão complexas quanto profundas, as mães representam tantas coisas para seus filhos, da mesma forma, os filhos representam tantas coisas para as mães. Essa relação de mão dupla envolve mistério, amor incondicional, incertezas, aprendizados e amor.
A relação mais única e visceral que existe é a da maternidade. Seja ela do mesmo sangue, adotiva ou afetiva. Diante desse mundo de complexidade, para nos ajudar a entender esse universo, alguns livros nos fazem mergulhar nos mais diferentes aspectos da maternidade. Desde histórias de ficção que relatam contos sobre os sentimentos de ser mãe, até guias de como lidar com os momentos mais específicos ao receber um bebê.
Confira abaixo cinco livros sobre ser mãe!
O Impulso
Esse romance viciante é um livro que faz o seguinte questionamento ecoar na cabeça com a sua leitura: o que você faria se os seus filhos fossem pessoas diferentes do que você esperava?
A autora Ashley Audrain questiona sobre todas as responsabilidades que vem com a maternidade através da história de uma mãe que está decidida a ser a mãe perfeita. O mundo dessa mulher se transforma quando ela desconfia que sua filha talvez seja diferente das outras crianças.
O que esperar quando você está esperando
Esse é um livro sobre o passo a passo da gestação, um guia para ajudar na ansiedade que é esperar um filho chegar até os braços da mãe. As páginas abordam as mais diversas questões que a gestante pode ter desde o descobrimento da gravidez até o período complexo que é o pós-parto, passando pelos detalhes do parto, escolha de médico, os direitos da gestante, entre diversos outros detalhes essenciais para que uma mãe de primeira viagem se sinta acolhida neste processo.
Mãe Fora da Caixa
Esse relato da autora Thaís Vilarinho sobre vivências maternas aborda os sentimentos mais profundos, sensíveis e vulneráveis que é ser mãe. Com um olhar que liberta outras mulheres do pré-conceitos que regem essas mães, o livro acolhe as dúvidas e inseguranças inerentes ao processo de viver uma maternidade real, com todos os desafios que ela traz.
A Cachorra
Já Pilar Quintana aborda a maternidade sob o olhar da ficção, quando conta a história de uma mulher que viveu diversos traumas durante a infância e enfrenta mais uma tragédia ao não poder ter filhos. Porém adotar uma cachorra desperta nela os instintos mais verdadeiros da maternidade.
Mulheres Visíveis, Mães Invisíveis
Este livro de 2013 é necessário para quem busca uma reflexão sobre infância, parto e gravidez sem receios e traumas. A escritora e psicoterapeuta Laura Gutman conta sobre a maternidade através de ideias, artigos, pensamentos e ansiedades, sendo um afago para aquelas que querem enfrentar o processo de ser mãe com liberdade e compromisso emocional consigo mesmas.