Cada vez mais as velas e aromatizadores estão ganhando espaço nas casas brasileiras. A experiência olfativa é capaz de proporcionar diferentes sensações – do conforto a disposição. Após uma longa pesquisa de mercado fora do país, os empresários Jefferson Conte e Marcelo Bilibio decidiram por inovar com a Barroca Neon, uma empresa nacional que trabalha com fragrâncias com alto desempenho.
Para começar a conversa, o que são fragrâncias finas?
Fragrâncias finas são compostas por ingredientes de qualidade elevada aliadas a alta tecnologia, provenientes de fontes confiáveis e que tenham também o cuidado com a natureza. São fragrâncias que contém ingredientes naturais em sua formulação e possuem alta concentração de essência. O mercado de luxo atende um público que presta muita atenção aos detalhes e se importa com o processo de concepção e origem de um produto, e querem ter em suas casas e ambientes produtos que atendam a esta exigência. Por isso, quando falamos em fragrância finas, não estamos apenas nos referindo a uma embalagem bonita, existe também uma cadeia de processos por trás de uma fragrância de qualidade.
E como surgiu a Barroca Neon? Qual é o foco principal?
A Barroca Neon surgiu pela dificuldade que tínhamos em encontrar um produto de qualidade elevada que fosse nacional. Não existia um produto brasileiro que trabalhasse com técnicas como vidro soprado à mão ou que continha fragrância com alto desempenho. Nossas inspirações surgiram de marcas de outros países, pois sempre que viajávamos trazíamos velas, sprays e difusores. Sentimos então a necessidade de produzir algo no Brasil e ser referência em qualidade, design e sofisticação. Dessa vontade de fazer diferente é que surgiu a Barroca Neon. Nosso propósito é fazer diferente e inovar, mas o mais importante é gerar bem-estar e mais qualidade de vida para as pessoas através de nossos produtos. Queremos proporcionar histórias inesquecíveis através dos aromas.
Como as fragrâncias são pensadas e desenvolvidas?
As fragrâncias são pensadas conforme as coleções que desenvolvemos, e o que queremos transmitir para as pessoas. Quais as emoções e sensações queremos que as pessoas sintam, ou lembrem, quando sentem as nossas fragrâncias.
Na coleção Cores do Brasil, por exemplo, homenageamos nosso país através das fragrâncias traduzindo as cores da nossa bandeira em aromas. O ‘Verde’ traduz as nossas matas, nossos campos, nossas florestas exuberantes. Aqui, a intenção é que as pessoas se sintam mais próximas da natureza e possam se reconectar de alguma forma. Já o ‘Amarelo’ tem como objetivo fazer com que lembremos de nossas riquezas. Trazendo sensações de requinte e sucesso. O ‘Azul’ nos remete ao bem-estar das brisas que nos aconchegam e também aos nossos mares que nos costeiam. Sentimentos de relaxamento e paz. Cada fragrância tem uma intenção de sentimento por trás, e cada uma delas vai agir de forma diferente em cada pessoa que as sentir. Essa é a beleza das fragrâncias.
O design do produto também tem um cuidado especial?
Com certeza! Uma de nossas preocupações é que não seja algo comum e sim algo que agregue na decoração dos ambientes. Que seja algo que transmita a sofisticação que desejamos e que seja ergonômico, como no caso do nosso Spray que possui uma ergonomia também pensada para o uso no dia a dia. Os vidros soprados à mão são uma tradução dessa sofisticação e design. Somos a única empresa brasileira de fragrâncias para ambientes que utiliza desta técnica. É um trabalho artesanal que agrega valor ao produto e também na percepção de nossos clientes. Além da inovação e inédita técnica de pintura interna dos vidros das velas que trouxemos ao Brasil. Nossos produtos são realmente peças com design arrojado e atemporal, na mistura entre perfumaria fina queremos traduzir e evocar boas sensações aos nossos clientes.
Afinal, qual é a principal diferença entre criar fragrâncias para ambientes e para o uso pessoal?
A intenção é uma das principais diferenças. Quando falamos de fragrâncias para ambientes, estamos falando em como as pessoas gostariam de se sentir nos espaços e ambientes. Tem a ver mais com bem-estar. Quando falamos de perfumes corporais, acreditamos que envolve muito mais seu gosto pessoal, de que forma você quer ser notado e de que forma você quer se sentir.
É possível criar sensações através dos aromas? Vocês utilizam isso para a criação das fragrâncias?
Definitivamente sim, este é o grande objetivo dos aromas! As fragrâncias tem o poder de criar bem-estar, aconchego, criar novas memórias, lembrar de momentos bons e evocar emoções. Como comentamos antes, existe uma intenção por trás de cada fragrância criada. Existem fragrâncias que combinam mais com determinados espaços justamente pelas suas características olfativas. No quarto, por exemplo, normalmente utiliza-se fragrâncias mais leves e calmas para transformar o ambiente em um espaço de descanso.
A sustentabilidade sempre foi uma questão para vocês? Por que?
Sim! Acreditamos que, também como empresa, temos o dever e a responsabilidade de sermos sustentáveis. Precisamos de alguma forma sermos mais gentis e respeitosos com a natureza que nos oferece tanto. Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas e isso também envolve a sustentabilidade, por isso em parceria com a Eureciclo, reciclamos 100% do papel, plástico e vidro que utilizamos em nossos produtos como forma de compensação ambiental. Além de já utilizarmos papel reciclado na confecção de nossas caixas.