Acne na vida adulta: como tratar?

28/06/2017 - por We Pick

Essa é uma pergunta comum entre os adultos. Engana-se quem acha que acne é coisa de adolescente. A incidência na fase adulta também é muito comum (mais do que imaginamos!). Batemos um papo com a Doutora Luciana Garbelini, dermatologista especialista em Cosmiatria e Estética, indica produtos e tratamentos para superar esse terror cada vez mais comum em pessoas acima dos 30. Confira as dicas!

O que é?
A acne é uma doença inflamatória que provoca surgimento de espinhas e cravos. Apesar de comum na adolescência, também acomete adultos. A acne da mulher adulta acomete mais de 10% das mulheres, pode persistir desde a adolescência ou se iniciar a partir dos 25 anos. A localização característica das lesões acontece na linha da mandíbula, queixo e pescoço. Tem padrão mais inflamatório, com lesões profundas e dolorosas, pústulas e cravos fechados, podendo evoluir com manchas e cicatrizes

Quais são as causas?
Qualquer mulher pode desenvolver o quadro, mesmo sem alterações hormonais, porem existem alguns fatores de risco conhecidos. O mais comum é a Sindrome dos Ovários Policísticos, que também se manifesta com irregularidade menstrual, queda de cabelo, aumento dos pelos e da oleosidade da pele. Dentre outros fatores relacionados, estão a hereditariedade, obesidade, alimentação, estresse, tabagismo, excesso de exposição solar e outras disfunções hormonais.

Quais tratamentos são os mais recomendados?
O tratamento pode ser feito com produtos locais como retinóides, ácido azeláico, hidroxiácidos, peróxido de benzoíla e sabonetes que controlam a oleosidade. Além de medicações sistêmicas como antiandrogênicos, alguns anticoncepcionais e antibióticos. Procedimentos como peelings, lasers, luz intensa pulsada e LED podem ser associados em alguns casos pela ação anti-inflamatória, porém não substituem o tratamento convencional. Mas o ideal é sempre consultar o seu dermatologista!

Você recomenda alguns produtos que ajudam a minimizar essa acne?

Como disse, você sempre tem que consultar o seu dermatologista primeiro. Os produtos mais comuns, com efeito blur que ajudam a controlar a oleosidade durante o dia e disfarçar os poros dilatados são normalmente as loções secativas que são usadas pontualmente, a fim de evitar que espremam as espinhas, minimizando o risco de manchas e cicatrizes.

Cosméticos e maquiagens inadequadas obstruem os poros e pioram o quadro, opte por formulações oil-free, sérum, loção ou gel. Evite dietas ricas em laticínios, gorduras, açúcares e cafeína porque estimulam as glândulas sebáceas e a exposição solar excessiva.
Alguns produtos do mercado que ajudam na recuperação e evitam o aparecimento da acne.

Efeito Blur – Visionnaire 1 minute Blur (Lancôme)
Controle de Oleosidade durante o dia – Normaderm Skin Balance (Vichy)
Primer para camuflar poros — Pore Refining Solutions Instant Perfector (Clinique)
Hidratante Pele Oleosa – Hydrating B5 (Skinceuticals)
Sabonete Pele Oleosa – Foaming Glicolic Washing Sabonete Facial (NeoStrata)

Lembrando sempre de consultar PRIMEIRO o seu dermatologista antes de qualquer coisa, heim We Pickers!

5 comentários

  1. Manoela disse:

    Nossa!!!! Amei a reportagem!!!! Sofro muito com isso!!!! Aonde vc esta atendendo Dra Luciana?????

    1. Olá MANOELA! Atendo no Itaim. Agende uma consulta (11 3845-0612), será um prazer te receber! Tem o endereço e site no meu insta @dra.lucianagarbelini
      Um beijo,
      Luciana

  2. Jordana Lotti disse:

    Bom dia Dra.
    Estou passando por isso, na minha adolescência nunca tive espinhas, agora com 30 anos estao aparecendo algumas.
    Tenho tomado alguns cuidados com a pele desde entao.
    Amei o post.

    1. Olá JORDANA! Que bom, espero que o post tenha te ajudado ainda mais! Bjs

  3. Adorei! Obrigada pela matéria We Pick!!

Deixe seu Comentário