O mel é um dos componentes que ganhou protagonismo nas prateleiras de dermocosméticos, sendo a principal substância na formulação de diferentes produtos de beleza. De acordo com a dermatologista especialista em cosmiatria Luciana Garbelini, “isso acontece por conta do alto poder nutritivo presente no mel, que carrega um mix de vitaminas do complexo B, C e E, além de minerais que são fortes aliados no tratamento da cútis”, explica.
Para aproveitar todos os benefícios que esse aliado natural tem, a dermatologista parceira Ricca lista 5 motivos para incluir o mel na rotina de cuidados com a pele:
1. Hidrata a pele
“No quesito hidratação, o mel funciona para qualquer tipo de pele, isso porque as moléculas de açúcar presentes na substância atuam como umectantes naturais e emolientes que aumentam e mantem os níveis de água da pele, seja ela seca, mista ou oleosa. O resultado é uma pele macia e iluminada”, explica.
2. Limpa profundamente
“Por ser naturalmente antibacteriano, o mel favorece uma limpeza facial profunda. Isso acontece quando é aplicado à pele, já que a substância age como um purificador, atuando na remoção de impurezas”, pontua.
3. Diminui as chances de acne
De acordo com a profissional, “as propriedades antibacterianas também podem ajudar a combater as bactérias causadoras de acne, tornando-se um forte aliado na desobstrução dos poros e redução dos cravos. Além disso, o mel conta com ativos anti-inflamatórios, sendo eficazes na redução da vermelhidão e inchaço de espinhas”, completa.
4. Favorece o processo de cicatrização
“Com propriedades curativas naturais e antioxidantes, o mel pode ser auxiliar em processos de cicatrização, isso porque seus ativos são capazes de nutrir e acalmar a pele danificada, ajudando em sua recuperação”, pondera a especialista parceira Ricca.
5. Reduz sinais de envelhecimento
“Os ativos hidratantes e anti-inflamatórios do mel também auxiliam na redução dos primeiros sinais de rugas e dos efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce”. A especialista lembra que a substância não age da mesma maneira que um creme anti-rugas, mas é um forte aliado no cuidado com a pele.
Como incluir o mel no skincare?
Para a rotina skincare, o mel pode ser combinado com outros ingredientes ou isolado, puro ou servindo como base para dermocosméticos. Confira as formas mais comuns para aproveitar seus benefícios:
Receitas caseiras
“Uma das receitas caseiras mais simples e eficazes é a máscara de mel com café. A combinação dos dois ingredientes age como um esfoliante natural que beneficia a pele superficialmente, melhorando seu aspecto. Para fazê-la, basta misturar uma colher de chá de mel e a mesma medida de pó de café. Aplique no rosto com movimentos circulares e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, lave o rosto com água gelada.”
Máscaras faciais
“O mercado de dermocosméticos oferece inúmeras opções de máscaras faciais com mel em suas composições. As versões em geleia, com própolis de mel combinado com ácido hialurônico, servem como um alimento para a pele, a deixando visivelmente hidratada e uniforme”, indica Garbelini. De acordo com a profissional, o ideal é que esse tipo de máscara seja aplicado durante a noite para que penetrem na epiderme e atuem nas camadas mais profundas da pele.