Momentos marcantes da moda nas Olimpíadas

16/07/2024 - por Luiza Lelis (@luizinhalelis)

Relembre alguns dos looks mais icônicos já usados em jogos Olímpicos

A contagem regressiva oficial para as Olimpíadas de 2024 começou, e estamos ansiosas para acompanhar os atletas mais renomados do mundo chegarem a Paris, a famosa “City of Light”, para competir pelo ouro e, principalmente, estamos curiosas pela moda olímpica.

Quer você seja um fashionista ou não, não há como negar que as Olimpíadas entregam looks desde seu início, em 1896. Mesmo que as regras dos esportes sejam rígidas, o código de vestimenta não é. A moda é uma forma de expressão, e, especialmente neste momento, em que o mundo todo está conectado, muitos atletas se entregam à liberdade criativa, encontrando maneiras únicas e funcionais de se expressarem.

Curiosamente, muitos desses que exibiram escolhas memoráveis de guarda-roupa acabaram subindo ao pódio — será que um look icônico pode ser a chave para o sucesso?

Florence Joyner, Jogos Olímpicos de Verão Seul, 1988

Foto/reprodução

Florence Griffith-Joyner, conhecida como Flo-Jo, conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e revolucionou a moda no esporte. Tudo isso enquanto usava um ousado collant vermelho da marca italiana Kappa, com capuz e cinto combinando, e unhas de 15 centímetros.

Uniformes da Lituânia por Issey Miyake (Barcelona, 1992)

Em 1992, Issey Miyake projetou o uniforme oficial da equipe nacional da Lituânia para os Jogos Olímpicos de Verão em Barcelona. Foi sua primeira vez realizando tal feito, e, com a tecnologia inovadora da linha “Pleats Please”, ele conseguiu adaptar os uniformes para atletas de diferentes tipos físicos, tornando-se um marco na história dos uniformes olímpicos.

Michelle Kwan, Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano, 1998

Foto/reprodução

Michelle Kwan, dos EUA, usou este vestido de veludo simples, porém, elegante, de Vera Wang em sua apresentação no programa livre de Nagano, Japão, conquistando a medalha de prata. A designer e a patinadora eram tão próximas que Wang mais tarde desenhou o vestido de casamento de Kwan.

Miwako Motoyoshi e Saeko Kimura, Jogos Olímpicos de Verão Los Angeles, 1984

Foto/reprodução

A competição de nado sincronizado em dueto feminino nas Olimpíadas de 1984 pegou fogo. As atletas japonesas Miwako Motoyoshi e Saeko Kimura usaram maiôs de uma peça com estampas de chamas combinando em sua performance, que lhes rendeu a medalha de bronze.

Linford Christie, Jogos Olímpicos de Verão de Atlanta, 1996

O velocista medalhista olímpico de ouro decidiu usar um dos acessórios esportivos mais incomuns já vistos: lentes de contato azuis com o logotipo da Puma no centro de cada olho, durante uma conferência de imprensa nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, apesar da Reebok ser o patrocinador oficial daquele ano.

Niconner Alexander e Ato Boldon, Jogos Olímpicos de Sydney, 2000

Foto/reprodução

Niconner Alexander e Ato Boldon, ambos de Trinidad & Tobago, competiram nas semifinais dos 4×100 metros rasos, usando os cobiçados óculos OAKLEY OVERTHETOP™. Este icônico acessório, com seu estilo digno de extraterrestre, continua sendo um objeto de desejo entre os fashionistas mesmo mais de 20 anos depois.

Cathy Freeman, Olimpíadas de Sydney, 2000

Foto/reprodução

Cathy Freeman brilhou nas Olimpíadas de Sydney com seu icônico Nike Swiftsuit verde e dourado, completo com um capuz futurista. Este traje não só marcou sua vitória histórica nos 400 metros, mas também representou décadas de inovação em design esportivo. Cada detalhe, desde os ajustes personalizados até os diferentes tecidos para maximizar sua velocidade, continua a inspirar e destacar sua conquista memorável na história olímpica.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário