Crianças pequenas sentem muito – a toda hora, um turbilhão de emoções. Muitas delas difíceis de lidar, o que acaba resultando em momentos de choro e dificuldade em se acalmar, sem mesmo entender o que está de fato acontecendo.
Meus filhos são muito vocais sobre o que estão sentindo. Sabem identificar os sentimentos de uma forma impressionante (muito melhor do que eu!). Eles pedem ajuda quando não conseguem lidar com determinada emoção, o que torna tudo muito mais fácil. Eu atribuo esse skill relevante aos livros que lemos sobre sentimentos, desde que eles eram bem bebês.
Acredito muito em trabalhar a comunicação emocional com os pequenos desde sempre e os livros infantis são nossos aliados nessa missão, criando caminhos lúdicos para um tema que pode ser bem complexo. Nesta postagem, reúno 5 livros favoritos que tratam dos sentimentos.
O coração e a garrafa
Autor: Oliver Jeffers
Editora: Salamandra
Um livro lindo sobre perda e os sentimentos atrelados a esse acontecimento tão difícil de processar. Oliver Jeffers é um dos grandes escritores e ilustradores da nossa geração e esse livro é um encanto. A nossa protagonista era uma menina curiosa como toda criança e tinha um vovô que a ajudava a explorar o mundo. Mas um dia o vovô não está mais lá…A menina então decide trancar o coração em uma garrafa: um lugar seguro, onde não poderia tirá-lo. Mas junto com o coração vai a sua imaginação, suas memórias, sua curiosidade pela vida. Um livro poético que abriu as portas para conversas ótimas com meus filhos, sobre a passagem do tempo, a perda e a necessidade de aceitarmos a tristeza como um dos sentimentos que nos fazem quem somos.
A mágica da respiração
Autor: Christopher Willard
Editora: Caminho Suave Edições
Ao respirar, você está vivo…E porque você está vivo tudo é possível. Todos nós vivemos dias difíceis de vez em quando. Temos sentimentos desagradáveis, como raiva, medo, solidão ou até uma tristeza mais profunda. Nessa história, apendemos a respirar de forma consciente, para descobrir que algo que a gente já faz tem um poder mágico de transformação. O autor e psicólogo Christopher Willard nos traz um livro que ensina técnicas de atenção plena (mindfulness) para crianças, que ajudam os pequenos (e adultos) a trilhar o caminho para autoconsciência. Adorei fazer os exercícios com meus filhos e acredito que as técnicas são ótimas ferramentas para as crianças aprenderem a lidar com seus sentimentos.
Chapeuzinho Amarelo
Autor: Chico Buarque
Editora: Autêntica
Escrito por Chico Buarque, esse premiado clássico da literatura infantil já está em sua 40a edição. Com ilustrações do mestre Ziraldo, o livro conta a história de uma garotinha que tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. E seu maior medo, qual era? Medo do lobo. Até o dia em que ela encontra o tal do lobo, e percebe como é bom enfrentar seus medos. A sonoridade deliciosa do texto me encantou, assim como a valiosa lição sobre coragem. Já meus filhos adoraram as ilustrações geniais, que fazem o lobo se transforma de um ser aterrorizante para um…bolo de aniversário!
Os reflexos de Henriqueta
Autor: Marion Kadi
Editora: Pequena Zahar
Minha filha me falou que quando está com muita raiva vem uma coisa dentro dela que ela não consegue controlar. Tipo um leão. Esse livro ilustrou de forma belíssima exatamente o que ela me descreveu. Em uma savana distante, um velho leão morre. Mas seu reflexo não…sozinho e entediado, decidido a encontrar alguém em quem possa se ver refletido novamente, o leão chega à cidade. Espia pela janela da casa de Henriqueta, uma menina introvertida. Com um leão como reflexo, entretanto, Henriqueta se sente tremendamente confiante. Ela não tem mais medo de falar em sala de aula, brinca com tudo e com todos. Mas no dia seguinte, o espírito de leão faz com que Henriqueta exagere, fazendo a maior bagunça. E o que fará Henriqueta então? Será que ainda tem espaço para seu antigo reflexo? O livro da francesa Marion Kadi é premiado, poético e nos convida a refletir sobre nossas diferentes versões e o equilíbrio entre elas.
Quibe, a formiga corajosa
Autor: Camila Fremder
Editora: Companhia das Letrinhas
O escuro é um dos muitos medos do nosso protagonista Arthur. Mas tudo muda quando ele conhece Quibe, uma formiga falante que passeava pelo seu braço na hora de dormir. Ao compartilhar suas aventuras com o amigo ― que vão de escapar da boca de um cachorro escorregando pela baba a sobrevoar a cidade com uma abelha ―, a formiga o inspira a ter coragem para enfrentar os mais diversos desafios. Foi a partir de uma história contada pelo próprio filho que Camila Fremder escreveu Quibe, a formiga corajosa, seu primeiro livro infantil, que mostra aos pequenos leitores como algumas coisas ficam bem mais fáceis quando não estamos sozinhos.
Gostei muito ,sou psicopedagoga e gostaria de adquirir esses livros.
Esse post, é muito rico em conhecimentos em que casa livro nos trás.