Confetes, glitter, blocos de rua… ahhh, o Carnaval! Essa época do ano é pura agitação entre as capitais do Brasil e pequenas cidades interioranas. No entanto, há quem prefira fugir do agito e aproveitar o feriado para recarregar as energias, antes do ano realmente começar.
Sabemos que nem sempre é fácil escapar desta badalação e alguns destinos podem ser concorridos. Para te ajudar na missão, separamos alguns lugares que valem a visita, entre cidade, museu, praia e hotéis.
É hora de arrumar as malas e embarcar país afora.
Destinos
Cunha, SP
Sendo um dos destinos românticos mais procurados no Airbnb, Cunha é um paraíso em meio às montanhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina. A região é conhecida pela sua natureza exuberante, que permite conexões especiais, e pelos seus chalés rústicos e igualmente confortáveis, que são altamente disputados.
Por lá, é possível desbravar trilhas e curtir paisagens admiráveis a todo momento, e a proximidade com a Serra da Bocaina favorece a chegada às cachoeiras que brotam em meio às pedras características do local. Outro ponto alto da cidade, literalmente, é a Pedra da Macela, que proporciona uma vista panorâmica do lugar.
Inhotim, MG
Localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, Inhotim é um mix entre Jardim Botânico e museu de arte contemporânea, que conta com mais de 140 hectares disponíveis para visitação. Ao todo, o espaço, voltado para a arte e cultura, reúne cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas. Essas instalações, inclusive, ficam em galerias em meio ao jardim e outras são exibidas ao ar livre.
As visitações são feitas mediante a pagamento, e você pode escolher qual tipo de tour deseja. Dá para curtir o parque em um, dois ou três dias, dependendo da sua disponibilidade. Vale lembrar que a administração do complexo só permite 5.000 pessoas por dia.
*Dica: se você optar pela visita de dois ou três dias, tente se hospedar nas redondezas de Inhotim, como Brumadinho. Mas, se preferir curtir em apenas um dia, vale a pena fazer um bate-volta partindo de Belo Horizonte, já que a oferta de hotéis e pousadas é mais ampla — mas, lembre-se: no Carnaval, as ruas da capital mineira podem estar conturbadas.
Saco do Mamanguá, RJ
Neste Carnaval, não quer ser encontrado nem física ou digitalmente? Então, o Saco do Mamanguá, na Costa Verde, região de Paraty, é destino certo! Considerado o único fiorde brasileiro devido à sua formação, isto é, um vale rochoso que o mar inunda e cria praias, é um verdadeiro paraíso brasileiro.
Normalmente, o Mamanguá é uma opção para quem deseja se desconectar. Hoje em dia, o lugar tem boas infraestruturas, no entanto, ainda não é possível ter sinal de celular em todo o território — então, caso necessite de internet, esteja atento às recomendações. Assim como em outros pontos isolados, por lá, existem diferentes tipos de hospedagem. É possível alugar casas rústicas pelo Airbnb ou curtir uma estada em uma das poucas pousadas disponíveis.
A Costa Verde, onde o Mamanguá está hospedado, é uma das mais belas do Sudeste, com paisagens de tirar o fôlego e um mar que mescla diferentes tons de verde e azul. Tempos atrás, o acesso ao local era feito somente por trilhas, mas, atualmente, já é possível pegar embarcações que partem diariamente de Paraty-Mirim, ou de Paraty, com empresas privativas.
Hotéis
Mirante do Gavião, AM
Esperamos que o Amazonas esteja na sua bucket list, porque o Mirante do Gavião merece todos os holofotes. Estabelecido em Novo Airão, a 180 km de Manaus, o hotel é um convite ao deleite. O empreendimento está localizado em frente ao Parque Nacional de Anavilhanas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo, e reservas boas surpresas.
Para começar, a arquitetura do empreendimento é um espetáculo à parte e celebra a cultura do povo amazonense. Toda a sua estrutura foi pensada e construída com base nas técnicas amazônicas de construção naval. Então, espere encontrar ambientes únicos o tempo todo. Além disso, sua localização ainda proporciona uma vista panorâmica para o Rio Negro, o que releva que o contato com a natureza é uma das premissas do lugar.
Atualmente, o Mirante do Gavião conta com 13 acomodações exclusivas e oferece lazer completo aos hóspedes. A piscina também é um dos pontos altos do hotel, porque é abraçada por uma mata nativa e vegetação amazônica.
Reserve aqui
Ponta dos Ganchos, SC
Localizado em Governador Celso Ramos, a 60 km de Florianópolis, o hotel, na verdade, é uma experiência imersiva e exclusiva em meio aos cenários paradisíacos brasileiros. Situado em uma península particular, o Ponta permite uma vivência ideal para quem deseja se desconectar.
Ao todo, o empreendimento conta com apenas 25 bangalôs voltados para o belíssimo mar da Costa Esmeralda, que te despertará sensações únicas, a fim de curtir o relaxamento em grande estilo. As acomodações representam um excelente serviço de hospitalidade, com atenção aos detalhes e aos desejos únicos de cada hóspede. No check-in, é possível dizer suas preferências para que a estada seja ainda mais personalizada.
Além de suítes extremamente confortáveis, com piscinas climatizadas ou saunas secas, o hotel ainda oferece serviços de massagem em um dos melhores spas do Brasil, que conta assinatura de Sisley Paris. Por lá, há uma variedade de tratamentos corporais e faciais, que podem ser escolhidos de acordo com as suas preferências.
Fora isso, o Ponta dos Ganchos também valoriza a gastronomia local e técnicas primorosas. Os restaurantes presentes preparam receitas com insumos frescos e cheios de qualidade.
Reserve aqui
Barracuda, BA
O Barracuda, localizado em Itacaré, é um deleite em meio às praias estonteantes da Bahia. À beira-mar, é possível curtir a brisa vinda do oceano com uma hospitalidade ímpar.
Ao todo, o hotel conta com 17 suítes, estrategicamente localizadas, para que a luz natural invada o quarto e transmita, ainda mais, a sensação de aconchego presente em acomodações próximas ao mar. Todos os quartos são contemplados com varandas que permitem uma imersão na natureza, com um entorno repleto de biodiversidade, além de uma vista para a piscina, que fica rodeada por árvores e espécies nativas.
Fora a excelência na hospitalidade, vista inicial nos quartos, o Barracuda também se preocupa com todos os detalhes dos ambientes comuns. É possível curtir um pôr do sol especial no rooftop ou, então, tomar alguns drinques com insumos baianos no bar da piscina. Mas, se quiser curtir o relaxamento ao máximo, desfrute dos momentos de bem-estar pensados especialmente para o corpo e a alma.
Reserve aqui