Inteligência artificial se une ao design para criação de novos conceitos na moda

Cintia Lie

Cintia Lie

Lojas Incríveis
31/01/2023 - por Cintia Lie

Você já ouviu falar em inteligência artificial?

Na coluna de hoje pensei em falar um pouco sobre a IA (ou AI, como muitos conhecem do inglês “artificial intelligence”). Pois bem, ela tem muitas aplicações e se trata de um campo da ciência onde sua finalidade é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem tarefas humanas de maneira autônoma.

Há muitas formas da IA ser empregada, desde os chatbots — que resolvem problemas, analisam informações ou criam soluções em grande escala com tempo reduzido — até o fornecimento de recomendações automatizadas de programas de TV a partir dos hábitos de visualização dos usuários. Esses são apenas poucos exemplos para uma aplicação enorme que a inteligência artificial possibilita!

 

O que a IA tem a ver com lojas, moda e varejo?

Posso te dizer que tem tudo a ver! Aqui estão alguns exercícios inspiracionais que alguns profissionais estão realizando com a infinita possibilidade de criar novos projetos de loja e produtos.
Queria começar pelo Benjamin Benichou, que tem usado o Midjourney para criar o impossível. Ele conta que realizou um sonho de poder projetar uma loja da Nike dentro da Cidade Proibida de Pequim, misturando séculos da cultura chinesa com uma linguagem contemporânea mostrando vários estilos da marca neste contexto tão único.

 

 

Estes outros exemplos, Benjamin remete à marca em um mundo em Marte até com a criação dos produtos na mesma linha do tema.

Focando agora um pouco em produto, que muitas vezes é o que instiga a pensar fora da caixinha: como deve ser o design da loja com estes tipos de mercadorias? Não dá para continuar no lugar comum, né? Eu simplesmente amei! Este projeto é do Marco Simonetti, que também usa o Midjourney para a criação de loja conceito da collab entre Nike e Jacquemus.

 

 

E aí, o que você achou? Para testar, basta se cadastrar no Midjourney e começar a criar. O interessante é que ao invés de desenhar, você escreve palavras chaves e o IA da plataforma é que desenvolve o projeto. Que tal?

Comente esse post!

Deixe seu Comentário