Você já pensou em treinar por 20 minutos e ter um resultado igual (ou melhor!) do que quando treina por uma hora? Para quem não tem muito tempo para malhar, pode pensar a partir de hoje em usufruir do treino HIIT e se surpreender com a melhora no condicionamento e estética. Com pouco tempo de treino e com muita intensidade, você conseguirá ótimos resultados.
A sigla HIIT (High Intensity Interval Training) é um termo em inglês que significa treino intervalado de alta intensidade e, como o próprio nome diz, o método promete oferecer muitos benefícios em pouco tempo de prática.
Quais os protocolos aplicados mais conhecidos de HIIT?
Na sequência eles estão listados:
Tábata: escolha qualquer modalidade de exercício e execute o máximo de repetições com esforço máximo em 20 segundos e descanse 10 segundos, repita isso por 8 vezes. ( 8 x 20 segundos de estímulo para 10 segundos de recuperação).
Timmons: ao contrário dos outros protocolos, nesse o tempo de esforço máximo é menor que o tempo de recuperação, ou seja, você fará 2 minutos de exercício leve e 20 segundos de esforço máximo, repetindo esse ciclo 3 vezes apenas! (3 x 20 segundos de estímulo para 2 minutos de recuperação)
Gibala: era um protocolo extremamente intenso, por isso teve uma adaptação. Aqui, você começa com um aquecimento de 3 minutos, depois faz 60 segundos de exercício na intensidade máxima e descansa outros 60 segundos, repetindo esse ciclo por 10 vezes. ( 10 x 60 segundos de estímulo para 60 segundos de recuperação).
Quem pode fazer o treino HIIT?
Os benefícios são inegáveis para pessoas em diferentes níveis de aptidão, já que é uma forma de exercícios físicos para muitos, incluindo aqueles que treinam regularmente, aqueles que são obesos ou que sofrem com diabetes. Ainda podemos variar dentre diversas possibilidades, porém sempre respeitando o nível de condicionamento físico e a relação volume/intensidade de forma harmoniosa e correta. Para isso, siga a orientação do profissional de educação física de confiança.
Quais os benefícios do HIIT?
O aumento e a redução na frequência cardíaca estimulados pelo treino geram uma série de adaptações no organismo, que oferece diversos benefícios à saúde e a melhora do condicionamento físico geral.
- Queima mais calorias e gordura;
Ajuda a controlar a fome;
Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
Diminui o nível de glicose (açúcar no sangue).
Bom, com tantos benefícios em tão pouco tempo, que tal resguardar um tempinho de manhã, final da tarde ou em qualquer hora do seu dia pra se exercitar? Se você quiser iniciar ou retomar seus treinos HIIT, a Pinkfit pode te ajudar e orientar nesse projeto.
* Texto escrito por Kelli A. Coboski, professora do time Pinkfit. CREF 155596-G/SP. Confira o Instagram @pinkfittraining.