Cineasta, artista e recém-formada na Parsons School of Design, Ares Maia nasceu no Brasil e hoje vive em Nova York. Entre suas produções belíssimas e dignas de aplausos, seu último projeto chama a atenção – o Beauty & Immigration, trabalho fotográfico que explora a relação entre beleza e identidade para imigrantes brasileiros.
“Nasci e cresci no Brasil. Eu cresci em uma cidade muito rural bem no meio do país – então sem praias, sem montanhas. Minha mãe trabalhou em um salão por alguns anos quando éramos jovens”, contou a artista à Allure (sim, ela está ganhando o mundo)!
Ela e sua família se mudaram para uma cidade chamada New Canaan que é conhecida por ter ótimas escolas públicas. “Moramos neste apartamento de um quarto, nós quatro – minha mãe, meu padrasto, meu irmão e eu – por 10 anos”, completa.
Ela contou que durante esse período, ela e sua mãe se tornaram melhores amigas e participavam dos rituais de beleza uma da outra. Foi dessas trocas e experiências – próprias e com sua mãe – que Ares Maia criou seu segundo zine. “Não há histórias suficientes sobre beleza e imigração, e acho que isso se deve ao fato de que há muita vergonha por trás disso. Acredito que esta história vai tocar o coração de pessoas que não costumam falar sobre isso”, diz.
O projeto, então, é uma série de fotos com alguns poemas que capturam como as mulheres latinas manobram suas expectativas de beleza em um novo país através dos olhos de uma imigrante. “Elogiar o corpo e sua energia é essencial para a cultura brasileira, mas pode ser desgastante financeiramente nos Estados Unidos. Minha mãe e eu nos tornamos cabeleireiras, manicures uma da outra e usávamos o que podíamos em casa para acompanhar nossa manutenção de beleza. O autocuidado em casa veio com regras simples: vaselina como hidratante, nada de frutas cítricas no sol, remédios da natureza sem seguro de saúde, óleo de coco para o cabelo e misturas de cenoura para a pele”, escreveu Ares na sinopse do projeto.
Beauty & Immigration já está disponível para pré-venda em aresmaia.co.