As férias acabaram, mas os efeitos dela na saúde dos fios capilares podem ficar por um bom tempo! Afinal, não é novidade que o excesso de exposição solar, água de mar e piscina podem prejudicar – e muito – a hidratação natural dos cabelos. Mas como recuperar a saúde dos fios? A dermatologista especialista em cabelos, Andrea Frange, resume em dois passos. Confira!
Adeus petrolatos e derivados!
“Um bom início é dar adeus a shampoos e condicionadores que possuem derivados de petróleo e seus derivados. Isso porque esses componentes impedem ou dificultam a reposição de nutrientes e a respiração dos fios. A longo prazo isso prejudica a saudabilidade da estrutura do fio”, explica a expert.
Como solução, alguns podem recorrer às técnicas no poo e low poo, que consistem em produtos capilares sem derivados de petróleo, como petrolatos, óleo mineral, vaselina, perafina líquida, entre outros. No entanto, essa categoria pode ter outras substâncias, como silicones e fragrâncias sintéticas. E, por isso, produtos orgânicos* acabam sendo os mais recomendados para a restauração da saudabilidade original do fio.
Dê uma pausa em tratamentos agressivos
Uso excessivo de secadores, pranchas, modeladores e tratamentos químicos, como tinturas e progressivas, comprometem bastante a saúde dos fios a longo prazo, tornando-os mais quebradiços e opacos. “Se esses tratamentos podem comprometer fios saudáveis, imagina os que estão se recuperando dos excessos de exposição solar, piscina e mar? Então, tire um tempo para hidratar os fios, principalmente com bastante óleo capilar, para que eles tenham hidratação suficiente para segurar o calor de chapinhas e secadores”, sugere a especialista.
Sobre os óleos capilares, a especialista explica: “Eles ajudam a preservar a umidade natural dos fios, hidratam, nutrem e os protegem de agressões externas. Por isso, eles são aliados da rotina de cuidados do cabelo”.