Apesar de ser famosa, ainda existem muitos mitos que sondam a importante proteína do organismo. O colágeno é responsável por proporcionar a elasticidade para a pele. O queridinho de muitos ajuda a manter músculos, ossos e tendões com boa mobilidade, além de ser o responsável por deixar cabelos brilhantes e unhas fortes.
Mas, ainda existem muitos mitos que sondam a proteína e acabam deixando algumas pessoas em dúvida se ela realmente é tão benéfica como falam por aí. Para acabar de vez com o assunto, especialistas da A Fórmula, rede de franquias de farmácias de manipulação preparou uma lista com três mitos e verdades sobre o colágeno que você, que ainda tem dúvidas, precisa conhecer.
Porém, antes de começar, é necessário explicar que o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas ela também pode ser encontrada em cápsulas, alimentos de origem animal, suplementos e cremes.
Consumir colágeno engorda
Essa é uma das afirmações mais feitas para farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais. A resposta é não, pois apesar de apresentar calorias, não são em quantidade suficiente para provocar o ganho do peso. Diferente do que muitos pensam, consumir a substância gera uma sensação de saciedade, ou seja, pode ajudar a perder peso.
Auxilia no fortalecimento de unhas e cabelos
Verdade. O aumento dos níveis de colágeno no organismo apresenta relação direta com unhas e cabelos, tornando-as mais resistentes, saudáveis e fortes. Quando existe a combinação da proteína com uma alimentação adequada, pode estimular, inclusive, o crescimento dos fios.
O corpo não absorve o colágeno dos alimentos
Mentira! O corpo humano, independente da identidade de gênero, é capaz de absorver qualquer tipo de colágeno. No entanto, em alimentos como gelatina e mocotó, por exemplo, a substância é encontrada em sua forma natural, o que pode dificultar a absorção.
Combate a celulites
Verdade. O colágeno pode ser um grande aliado com aqueles que se importam com a famosa celulite. Consumido na quantidade adequada, a substância auxilia a pele a ficar mais elástica e firme. Os efeitos começam a surgir após algumas semanas de uso e é perceptível a melhora da pele em termos de textura e flacidez.
Somente as mulheres precisam de colágeno
Como já dito anteriormente, a proteína está presente no corpo de qualquer ser humano, mas existe uma diferença na perda do colágeno para o homem e para a mulher. Os homens costumam perder de forma constante e lenta, enquanto as mulheres perdem a substância depois na menopausa. Então, a afirmação é um mito! Mas, independente da perda, todos precisam repor as perdas para manter a beleza e a vitalidade.
Ajuda na dieta