A história de Chillán como um destino de esqui não é de hoje. Desde os anos 70, a temporada de inverno passou a se desenvolver na região, que está a cerca de quatro horas de carro da capital do Chile, Santiago. Mas foi em 1997, com a abertura do Grand Hotel Chillán, que o destino entrou no mapa do turismo de luxo – e não por acaso, em 2018, o hotel foi eleito um dos melhores de esqui do país.
Leia mais:
+8 restaurantes em São Paulo para comer fondue
+5 receitas de sopas funcionais para deixar as refeições de inverno saborosas e saudáveis
Para atrair ainda mais turistas que buscam experiências exclusivas, o hotel passou por uma remodelação completa – tanto das instalações como da marca. Agora, o Hotel Termas Chillan volta muito mais completo e atraente. Nos sete andares do prédio principal, os hóspedes podem se dividir entre os 112 quartos do hotel. Sua nova atmosfera, traduzida na arquitetura de Rodrigo
Caldera e na decoração assinada por Ricardo Cuevas – que já foi premiado pela CASACOR Chile como melhor decorador de SPA e hotéis – traz para dentro do estabelecimento elementos do bosque que envolve a propriedade. Toda madeira utilizada na remodelação, por exemplo, é proveniente do sul do país.
O hotel também dispõe de dois restaurantes, sendo um no sistema de buffet e à la carte e o outro que funciona apenas no jantar, dois bares e um café. Neste último, que originalmente não existia, o aroma dos biscoitos recém-forneados e o chocolate quente são os destaques. Na área do bar, o cobre resgata a essência do Vulcão Chillán, que é parte importante da paisagem local. Há também um centro de convenções com capacidade para 600 pessoas e um edifício de três andares todo dedicado ao SPA, que é o maior do Chile, e vem equipado com piscina climatizada, piscina externa, cabines para massagem e hidroterapia.
Para os amantes dos esportes de inverno, é importante dizer que o hotel é ski-in-out, ou seja, é possível sair e chegar ao Termas Chillan esquiando. Pacotes oferecem aulas de esqui, que podem ser feitas por crianças a partir dos três anos de idade, em uma área exclusiva com quatro pistas, um lift e um elevador aberto. Outra atividade interessante é o esqui nórdico, praticado em áreas mais planas. Além disso, é possível se divertir em um passeio de trenó puxado por cachorros, caminhadas com raquetes e excursões em motos de neve. Para os mais radicais, que tal praticar esqui noturno? O hotel também conta com o serviço de Heliski para os exploradores de pistas completamente virgens.
Por mais que o inverno seja a época mais procurada por brasileiros, o verão em Chillán também tem o seu charme, com trekkings, passeios a cavalo e uma paisagem única, verdinha e deslumbrante.