Você já percebeu como as cores influenciam no resultado do seu look? Como alguns tons funcionam melhor ou pior para você? Pois é, isso tudo tem uma explicação – e um processo para quem quer aproveitar ainda melhor as cores. A Coloração Pessoal permite descobrir as cores que melhor combinam com cada pessoa e, consequentemente, sua cartela de cores.Para entender melhor sobre esse processo, conversamos com Mariana Aragão, consultora de imagem e estilo.
“Cada indivíduo possui uma cartela de cores, representada por uma das estações do ano: verão, outono, primavera e inverno. Esse é o Método Sazonal (apenas quatro cartelas), criado para facilitar a compreensão dos grupos de cores ideais para cada um”, explica Mariana.
Além de indicar cada pessoa em uma estação específica, o método também utiliza a subclassificação de claro, profundo, intenso e suave. “Ao todo são doze cartelas possíveis, cada uma com suas características específica“.
Como é o processo?
“Para definir a cartela de cores de cada cliente utilizamos um extenso jogo de tecidos – cada um representando uma cartela – e analisamos como cada cor reflete no rosto da cliente. É levado em consideração três componentes importantes: a temperatura, a profundidade e a intensidade da pele. O teste precisa ser feito com luz natural ou repetindo esse efeito com luz de estúdio. A cliente precisa estar sem maquiagem para que não o resultado não seja afetado”.
https://www.instagram.com/p/B3dLOJFhSW1/
O resultado?
Mariana explica que usar as cores corretas no dia a dia traz alguns benefícios: “você não apenas se sente mais segura e confiante, como também sabe que está na sua melhor versão”. Além disso, a cor permite também suavizar manchas e rugas – criando uma maior harmonia.
“Com a cartela em mãos, a cliente se aventura muito mais pelas cores e produz looks com tonalidades que antes nem imaginava vestir. Depois que você aprende as cores corretas para você, e também como combiná-las, parece que fica muito mais fácil montar produções coloridas”, diz Mariana.
Como aplicar?
Não pense que a cartela é uma regra e que, a partir de agora, você apenas poderá usar roupas naquelas cores. Nada disso! “A ideia não é que você jogue as roupas que não estão na sua cartela fora, mas sim aprenda a equilibrá-las. Isso porque as cores da cartela devem sempre estar próximas ao rosto, seja na blusa, casaco ou acessórios, então nós temos sim uma flexibilidade para adaptar outros tons no nosso look. Vai colocar uma blusa que você já sabe que não está na melhor cor para você? Jogue por cima um acessório! Uma boa tática são os brincos, que devem ser maiores para que a cor seja visível e relevante no conjunto, e que podem ser perfeitos para equilibrar as produções”, finaliza Mariana.
Serviço:
Mariana Aragão Consultoria
(11) 97213-7414
mariana@maragaoconsultoria.com
@maragaoconsultoria